Friday, October 14, 2011

Eu só quero leite achocolatado

Leite achocolatado mantém-se na taxa reduzida do IVA

Passos Coelho salva de subidas de imposto o leite achocolatado, o mesmo que já marcara um braço de ferro com Sócrates na discussão do Orçamento do Estado para 2011
O leite achocolatado vai continuar a ser taxado à taxa reduzida do IVA, de 6%, garantiu hoje o Primeiro Ministro no Parlamento. Este era um dos produtos que estava na calha para subir para a taxa normal de 23%, de acordo com versões preliminares do Orçamento do Estado, mas o Governo acabou por recuar.

O leite achocolatado, recorde-se, marcou as negociações do Orçamento do Estado para 2011, quando o anterior governo queria já avançar com uma subida de taxa. Passos Coelho, na altura na oposição, opôs-se e a medida acabaria por ficar pelo caminho.

O primeiro-ministro afirmou ontem à noite, numa declaração ao País, que não pretende subir as taxas do imposto e que vai também manter a taxa intermédia de 13%. "o orçamento para 2012 reduz consideravelmente o âmbito de bens da taxa intermédia do IVA, embora assegure a sua manutenção para um conjunto limitado de bens cruciais para sectores de produção nacional, como a vinicultura, a agricultura e as pescas", afirmou.

No comments: